quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Testemunho do Curso de Catequistas

Olá, boa noite. Na sequência do recente curso de catequistas, aqui fica mais um eco.

Quando decidi frequentar o Curso não sei qual das duas razões pesaram mais, se o facto de ser mãe com a dificil missão de educar um filho na Fé Cristã ou a vontade de voltar a ser Catequista. Agora que terminou, sei que a vontade de voltar a fazer Catequese cresceu cá dentro, e como mãe foi uma experiência enriquecedora que aconselho vivamente a outros pais.
Foram 2 dias intensos, mas únicos, não só pela aprendizagem, partilha de experiências e pela convivência entre todos.
Ao Padre Vitor, Drª Lucinda e Susana um bem haja pela iniciativa,

Patricia Valente

Curso de Iniciação Catequética

Olá, muito boa noite.
Conforme foi anunciado, nos dias 6 e 20 de Fevereiro teve lugar um curso de iniciação catequética, dado de forma intensiva.
Agora só faltam os testes finais que terão lugar no dia 6 de Março
Pelo que nos apercebemos, o curso decorreu muito bem e as participantes valorizaram bastante esta oportunidade de formação.
Participaram no curso pessoas das paróquias de Urqueira, Casal dos Bernardos, Caxarias e Olival.
Partilhamos aqui um dos ecos que nos chegaram.

"O curso de iniciação catequética foi sem dúvida uma bela experiência!
Foi positiva pelas novas aprendizagens, conhecimentos, troca de ideias e experiências.
Devo dizer que no inicio estava um pouco reticente pelo facto de não ser catequista, não sabia bem o que iria encontrar, mas agora sei que foi muito bom ter participado e acho que aprendi muito. Não sou catequista, mas sou mãe e isso foi o que mais me incentivou a fazer este curso! O saber não ocupa lugar!"

Sandra Santos.

Aqui fica a fotografia de todo o grupo.
Parabéns a todas as participantes, sem esquecer o jovem Bruno que foi o único homem como aluno.

P. Vítor Mira

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Curso de Missiologia

Olá amigos, muito boa tarde.

Venho informar ou relembrar que em breve terá início um curso de formação de Missiologia em ordem a uma possível partida em missão, nomeadamente na Missão do Gungo, em Angola.
Deixamos aqui as duas páginas do folheto que preparámos para a divulgação e que contém o horário, temas, e formadores.
Os contactos para inscrições e algum esclarecimento estão numa das páginas do próprio folheto.
Para todos os que se interessam por este temática é uma boa oportunidade de formação.
Cumprimentos.

P. Vítor Mira




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mensagem quaresmal do Bispo de Leiria-Fátima

1. Para uma ecologia espiritual
Na Quarta-feira de Cinzas, nós, os cristãos entramos em Quaresma. É um tempo de interioridade de 40 dias que prepara a festa da Páscoa, a celebrar de coração purificado e renovado.
Reveste a forma de um retiro, pessoal e comunitário, de um itinerário espiritual para pôr ordem na confusão, para estabelecer relações transparentes, justas e fraternas, para saborear o repouso e o silêncio meditativos afinando os critérios de vida pelo Evangelho. Numa palavra, para experimentar a existência autêntica que nos dá a felicidade.
Assim entendida, a Quaresma adquire a tonalidade de uma verdadeira ecologia do espírito. Como diz o Santo Padre Bento XVI: “ Tal como existe uma poluição atmosférica que envenena o ambiente e os seres vivos, assim existe uma poluição do coração e do espírito que mortifica e envenena a existência espiritual”. Nós e o nosso mundo temos necessidade de uma ecologia espiritual para regenerar as nossas energias espirituais e morais.
Para isso, a pedagogia da Quaresma sugere-nos três exercícios espirituais clássicos: a oração, como escuta de Deus; o jejum, como sobriedade de vida e de consumo; e a esmola, como partilha fraterna. São três palavras-atitudes a gravar no nosso coração, como verdadeiro caminho para uma ecologia espiritual que nos permita respirar o ar puro do espírito, que é o amor na verdade, e crescer na abertura a Deus e aos outros.

2. “Viver em comunhão na Igreja”: retiro espiritual do povo de Deus
Porém, é na escuta mais frequente da Palavra de Deus que melhor se exprime o espírito da Quaresma. Com efeito, a Palavra desperta a fé, suscita a vontade de conversão, propõe o significado do mistério pascal de Cristo para nós hoje, provoca o diálogo da oração, gera a comunhão na Igreja e no mundo.
O presente Ano Pastoral é dedicado a descobrir a beleza da Igreja de Jesus como mistério de comunhão de Deus com os homens e dos homens entre si e a promover a comunhão e a corresponsabilidade em cada comunidade cristã. Para isso é necessário, antes de mais, cultivar a espiritualidade da comunhão como dom de Deus que purifica e liberta todas as nossas relações do egoísmo e do individualismo, da indiferença e da divisão, e nos abre o coração à universalidade do amor e do serviço.
Neste sentido, continuamos a propor o “retiro do Povo de Deus”, intitulado “Viver em comunhão na Igreja”, sob a forma da leitura orante e familiar da Palavra de Deus (lectio divina) em pequenos grupos. Peço aos párocos o melhor empenho na sua preparação e promoção. E faço votos de uma participação cada vez maior.
Este retiro contribui para a ecologia das relações interpessoais, familiares e comunitárias.

3. Fraternidade e entreajuda: a renúncia quaresmal
O Santo Padre lembra-nos uma outra dimensão da Quaresma na sua mensagem para este ano, sobre a justiça, o amor e a reconciliação. Aí afirma: “Fortalecido por esta experiência (do Amor que recebe de Deus), o cristão é levado a contribuir para a formação de sociedades justas, onde todos recebem o necessário para viver segundo a dignidade própria da pessoa humana e onde a justiça é vivificada pelo amor”.
É um chamamento à justiça como virtude pessoal e social. Mas não basta a justiça para construir uma sociedade fraterna. Torna-se necessária a gratuidade do dom, do amor, da partilha, da entreajuda. Este aspecto dá uma maior actualidade à Quaresma cristã neste “Ano de combate à pobreza e à exclusão social”.
Assim, por decisão do conselho presbiteral, a colecta da renúncia quaresmal é destinada à reconstrução do povo e da Igreja do Haiti, devastados pela catástrofe do recente terramoto.
Também este gesto é expressão da ecologia espiritual da justiça e da fraternidade.

4. Peregrinação da esperança: acolher o Papa peregrino de Fátima
Um outro gesto da caminhada quaresmal é a tradicional Peregrinação Diocesana a Fátima, no próximo dia 21 de Março.
Uma peregrinação é uma longa oração feita porventura a pé e com os pés. Mas é sobretudo uma experiência espiritual no mais profundo de nós mesmos. É-se peregrino antes de mais com a mente e com o coração em ordem a um encontro libertador com Deus. Na peregrinação, tudo começa por um pôr-se a caminho, por um despertar espiritual em resposta a um apelo ou impulso divino.
A peregrinação diocesana é uma marcha solidária de um povo de peregrinos que caminham juntos ao encontro da Mãe do Bom Conselho para com ela renovarem a sua fé, fazerem a revisão de vida, saborearem a experiência viva daquela comunhão que constitui o coração da Igreja.
Em Maio será o próprio Papa que virá em peregrinação a Fátima, como Sucessor do Apóstolo S. Pedro, que preside à caridade e à comunhão da Igreja universal.
“Quando o Papa se faz peregrino, na qualidade de Pastor universal da Igreja, é toda a Igreja que peregrina com ele. Por isso, esta sua peregrinação reveste um grande significado pastoral, doutrinal e espiritual”, afirmam os bispos em nota pastoral. A este aspecto acresce a feliz coincidência com o décimo aniversário da beatificação dos pastorinhos e o centésimo aniversário do nascimento da beata Jacinta.
Nós, diocesanos de Leiria-Fátima, somos os primeiros anfitriões de tão ilustre e estimado peregrino. Queremos pois acolhê-lo com alegria, entusiasmo e devoção filial. O melhor testemunho do nosso afecto e acolhimento será a participação nas celebrações de 12 e 13 de Maio, dando assim expressão viva ao lema escolhido para a visita do Papa a Portugal: “Contigo, caminhamos na esperança”.
Vamos colocar, desde já, o feliz êxito desta peregrinação do Santo Padre na nossa oração pessoal e na oração universal dos fiéis em cada domingo: “Para que a próxima peregrinação do Santo Padre a Fátima ajude a reavivar a fé, a animar a esperança, a dinamizar a caridade e a fortalecer a nossa comunhão, oremos ao Senhor”.

Nossa Senhora de Fátima, Mãe da confiança e Estrela de esperança, nos acompanhe no caminho da conversão quaresmal!

+ António Marto, Bispo de Leiria-Fátima

Cânticos do Iº Domingo Quaresma 21/FEV/2010

Entrada: 188 – Caminha Povo de Deus

Salmo (LS): 270 – Estai comigo senhor
Louvor a Vós: LS P.: 271

Ofertório: 574 – O Povo de Deus

Comunhão: 515 – Não Podemos caminhar

A. Graças: 342 – Escuta Israel

Final: 129 – Abri de Par em Par

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Cânticos para o VI Domingo Comum - 14/02/2010

Entrada: 846 – Vêem com alegria

Salmo (LS): 292 – Feliz o homem
Aleluia: LS P.: 293

Ofertório: F. – Apresentamos Senhor o fruto das sementeiras (ofertório)

Comunhão: 172 – Beberam o cálice do Senhor

A. Graças: 1132 - Dai Graças ao Senhor

Final: 743 – Se me acompanhares


Ensaio: 12/Fev/2010. Urqueira pelas 20h.
Os cânticos acima mencionados são do livro LAUDATE e caso não sejam do conhecimento do grupo coral presente, podem seleccionar outros mais conhecidos.

Festa em Honra de Santo António em Urqueira


Olá a todos.

Junto anexamos o cartaz de divulgação da festa que terá lugar em Urqueira no próximo fim-de-semana.

Contamos com a vossa presença.

Cumprimentos.


P. Vítor Mira

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Grupos para a Lectio Divina


Como já de todos sabido, a visita pastoral do Sr. Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, às paróquias de Urqueira e Casal dos Bernardos terá lugar de 10 a 14 de Março próximo.
Como itinerário de preparação dessa visita é-nos proposta a chamada "Lectio Divina", ou seja, a leitura orante da Bíblia.
Durante a semana passada tivemos vários encontros nas duas paróquias com pessoas que se disponibilizaram para serem animadores destes grupos da Lectio Divina. A essas pessoas foi explicado o que são e como se devem orientar estes encontros.
Junto anexamos uma tabela com os dias, horas e locais em que nas duas paróquias funcionam estes grupos.
Convidamos as pessoas das duas comunidades a aproveitarem esta oportunidade para fazer uma experiência diferente de oração e corresponderem ao desafio do nosso bispo meditando os temas que ele nos propõe como preparação da sua visita.
Os dois padres que estão ao serviço das paróquias irão passando pelos diveros grupos ao longo das próximas semana.
Cumprimentos a todos.

P. Vítor Mira

Cânticos para o V Domingo Comum (0702/2010)

Entrada: 617 – O templo de Deus é santo

Salmo (LS): 290 – Na Presença dos anjos
Aleluia: LS P.: 291

Ofertório: 827 – Tu que nas margens do Lago

Comunhão: 700 – Que bom é o pão

A. Graças: 364 - Eu Louvarei

Final: 712 - Quero ouvir teu apelo

Observações:
Ensaio: 03/FEV/2010. Urqueira pelas 20h.
Os cânticos acima mencionados são do livro LAUDATE e caso não sejam do conhecimento do grupo coral presente, podem seleccionar outros mais conhecidos.