terça-feira, 31 de maio de 2011

Mês de Maria!



O Imaculado Coração de Maria é retrato vivo do Amor de Deus.

Foi este pequeno grupo que com grande devoção a Nossa Senhora se reuniu todas as sextas-feiras pelas 20h30m na capela de São Miguel Arcanjo - Vale das Antas, para rezar o terço «Rosário Bíblico».
Na mesma oração foram invocadas as seguintes intenções:
1ª semana pelas mães de todo o mundo.
2ª semana por todas as famílias.
3º semana pelo Dom da Vida; precisamos de fazer crescer na inteligência e no coração a cultura da vida, o amor e o respeito por ela, o esforço de fazer a vida dos outros mais feliz sem cruz pesada e dolorosa mas agir com caridade e com Amor ao Próximo.
4º semana pelo Santo Padre, pela Paz no mundo e outras intenções particulares.
Chegando ao fim do mês de Maria, o grupo não quis parar de rezar em conjunto ... afinal ... Nossa Senhora pediu para rezarmos o rosário todos os dias!(comentava alguém, ... e é muito melhor rezar em grupo do que sozinha!)
Então vamos continuar a rezar o terço no mesmo local e no mesmo horário para continuar agradecer a Deus todas as graças que nos concede.
A nossa capelinha é pequenina mas acolhedora, se quiserdes vir rezar , junta-te a nós, que Nossa Senhora nos proteja e nos dê a sua Bênção, Ámen!

segunda-feira, 30 de maio de 2011

ORAÇÃO VOCACIONAL DAS CRIANÇAS DA CATEQUESE PAROQUIAL DE URQUEIRA




Sábado passado, dia 28 de Maio as crianças da catequese paroquial de Urqueira (do 1º ao 6º ano de catequese), fizeram a sua oração pelas vocações.



Começamos com uma saudação muito especial de D. Benedito Roberto, depois a oração foi orientada pelo Sr. P. Vítor, com um cântico inicial, a leitura da anunciação do Anjo a Maria, que aceitou a sua vocação e a soube levar até ao fim. Após um momento de interiorização as crianças escreveram uma oração ou fizeram um desenho para oferecer a Maria. Finalmente foi também colocada uma rosa junto a imagem de Maria, uma por cada ano de catequese, como forma de agradecimento.

Que a oração destas crianças chegue onde for mais necessário e que Deus as ajude também a elas na descoberta da sua vocação.

terça-feira, 10 de maio de 2011

Maio-Mês das vocações

O Serviço de Animação Vocacional da Diocese de Leiria-Fátima propõe que o mariano mês de Maio seja também de oração pelas vocações, promovendo a “grande oração vocacional".
A 48º semana das vocações já está a decorrer, começou no dia 8 e termina a 15 de Maio, e nesse sentido teremos momentos de oração na comunidade e também para as crianças e adolescentes da catequese. A catequese paroquial de Urqueira também aderiu à proposta de fazer uma catequese vocacional para as crianças e adolescentes e será também a catequese a animar a oração do rosário nessa semana.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

FESTA DA PRIMEIRA COMUNHÃO EM URQUEIRA

Foi ontem na Missa da comunidade na Igreja Paroquial de Urqueira, que 8 crianças do 3º ano de catequese fizeram a sua 1ª Comunhão. Foi uma celebração muito bem preparada, em que as crianças e seus pais tiveram uma participação activa. Para embelezar e dar mais sentido a esta festa, as catequistas tiveram a idéia de em conjunto com as crianças fazerem um quadro muito bonito de forma a recordar a última ceia onde Jesus instituiu a Eucaristia.

Que estas crianças continuem a sua caminhada de Fé com muita força e coragem, e parabéns também aos pais e catequistas, estas que acompanharam e ajudaram estas crianças nestes 3 anos de catequese.

domingo, 1 de maio de 2011

Festas Pascais na Paróquia de Urqueira

Foram muito vividas as celebrações do Trido Pascal na Paróquia de Urqueira.
A Paróquia começou a preparar-se para estas Festas na 4ª feira de Cinzas. Preparação essa que foi acontecendo ao longo das semanas da Quaresma, com o Retiro Popular em que fomos aprofundando a nossa vivência da Caridade, individualmente e enquanto comunidade; a Via-Sacra, rezada todas as 6ª-feiras e animada pelos diversos grupos; a Campanha da Quaresma em que, convidados pela Diocese, fomos construindo o "canto da Caridade"...
Assim o Trido Pascal aparece como o cimo do monte cuja subida iniciamos na 4ª-Feira de Cinzas!
A Celebração da Ceia do Senhor, na 5ª-Feira, foi vivida com muita alegria, em ambiente de festa e foi uma Celebração carregada de símbolos, desde a cerimónia do Lava-Pés até à desnudação do Altar.
Na 6ª-Feira iniciámos as Celebrações da Paixão e Morte de Jesus com a Via-Sacra animada pelo grupo de jovens.
A Vigília Pascal, muito participada, iniciou-se na rua, com a bênção do Lume Novo, prosseguiu no interior da Igreja com as diversas Leituras e canto dos Salmos, culminando com o Glória, festivamente cantado! A Celebração continuou, com a bênção da Água, a renovação das promessas do Baptismo, a liturgia Eucarística...
A Páscoa prossegue, desde o Domingo da Ressurreição até ao Pentecostes. São 50 dias em que Jesus nos convida a alegrar-mo-nos com Ele, porque venceu a morte e está sempre connosco!