quarta-feira, 7 de março de 2012

Visita ao Doente!

No sábado dia 03 Março de 2012 pelas 16h30m o grupo do 3ºano da catequese de Urqueira e um membro vicentino fomos visitar um doente no lugar do Vale das Antas, o Sr. Manuel Pereira Bogalho Marques de 71 anos, nascido em 23 Fevereiro 1941. Vive com a sua esposa Maria e tem 3 filhos do primeiro casamento, 9 netos e 1 bisneta que residem em França.
Sua doença começou com um infeção/temor na coluna e teve de ser operado de urgência, ficando três meses no hospital em cuidados e nove meses acamado sem se conseguir mexer da cintura p/ baixo, estando assim quase um ano e meio sem poder andar.
Depois começou com fisioterapia dia após dia com muito sacrifixio e dores. Mas com Fé e muita coragem, Graças a Deus há três meses atrás conseguiu colocar-se de pé e voltar a andar com um apoio da bengala.
As crianças da catequese escutaram a sua história real com muita atenção, e no momento em que relatava a sua dor, disse-lhes: -É preciso ter muita coragem e Fé!” ... e as lágrimas rolaram pelo seu rosto …“Eu tive e continuo a ter muita coragem e a pedir ajuda a Nª.Sª Fátima ...”
“Meninas/os como leram e cantaram muito bem, nunca deixem de acreditar, proque Jesus é o nosso Melhor Amigo, e é Ele que nos dá a força para seguir em frente e ajuda aliviar a nossa dor.”





Ficamos radiantes porque partilhamos a nossa catequese com uma pessoa doente , levamos alguns simbolos como: - Vela (Luz de Cristo ), Bíblia (Plavavra de Deus), Catecismo (Queremos seguir Jesus ), Vaso do trigo (nossa semente que dará fruto), rezamos e cantamos:
“A semente é a tua Palavra, Senhor!


Quem acolhe no coaração; dará fruto e terá a vida . ..”
No final partilhamos um lanche, entre risos e boa disposição, tiramos umas fotos para recordar este dia da visita ao doente. Foi uma experiência enriquecedora para todos! Graças a Deus!


É tão bom , sentir o Amor de Jesus Cristo no nosso coração, e conseguirmos semear a Sua Palavra com o Próximo. Obrigado Senhor por esta vida!

Que acontece quando fazemos o que Jesus fazia e nos ensina?

A sua Palavra, cheia de Amor e bondade, cresce em nós, para amarmos como Ele. E quem ama assim com Jesus e como Ele; É Feliz!

Um abraço das catequistas 3ºano, (Dina e Daniela)


domingo, 4 de março de 2012

Encontro diocesano das Bem-Aventuranças

No passado Sábado, 3 de Março teve lugar em Albergaria dos Doze a Festa das Bem-Aventuranças da nossa diocese com o tema “a aventura de ser feliz”.

Esta festa começou bem cedinho às 9h da manhã com o check-in de cada grupo, pois estavam presentes cerca de 980 jovens de várias paróquias da nossa diocese e, Casal dos Bernardos também esteve presente!

A celebração da Eucaristia foi às 10h e, foi presidida pelo nosso bispo, D. António Marto que dirigiu palavras de coragem a estes jovens na sua caminhada de fé. Após a missa os jovens participaram na primeira actividade do dia, seguindo-se o almoço. Depois de estarem com as energias repostas, iniciaram a última e maior actividade do dia, que estava directamente relacionada com as Bem-Aventuranças e testemunho cristão na sua vivência…Ao fim da tarde também contámos com um momento de animação colectiva acompanhada de música. Nem a chuva naquela tarde fez com que os jovens perdessem o seu entusiasmo nesta mega festa!