terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Festa da Palavra (Casal dos Bernardos)


No passado dia 5 de janeiro, na paróquia de Casal dos Bernardos, foi o dia da FESTA DA PALAVRA, porque as três catequizandas (Andreia, Lara Maria e Patrícia Manuela) do 4º ano da catequese receberam a Palavra de Deus. No dia do baptismo, os pais comprometeram-se em vos anunciar a Palavra, palavra que é o alimento de Fé. Chegou finalmente o dia de receber a responsabilidade de fazer a leitura da Palavra de Deus. Foi entregue a Bíblia, pois, é um livro sagrado porque o que tem escrito, não são umas palavras quaisquer, mas sim as palavras de Deus. A Bíblia é o guia para uma longa caminhada que é a caminhada com Deus. 
Como que se de uma passagem de testemunho se tratasse, o Padre José Augusto (Reitor do Seminário Diocesano de Leiria, que veio substituir o nosso pároco), no momento da entrega disse “recebe a Palavra de Deus: Lê-a e medita-a” essas palavras não podem ser palavras para se esquecer, mas sim para lembrar nos momentos que se manusear a Bíblia, ler e meditar o que se lê, só assim conseguiremos tirar proveito das palavra encontradas.Na verdade, o Senhor está no meio de nós, alegra-se connosco e fala-nos dessa alegria através da sua Palavra. A partir de hoje a Bíblia terá um lugar muito especial na vida destas catequizandas e das suas famílias.  


Um agradecimento muito especial a todos os intervenientes nesta FESTA DA PALVRA, as catequizandas e suas famílias, ao Padre José Augusto, à catequista Teresa pela preparação do guião, e nomeadamente à comunidade pela sua presença sentida na cerimónia.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Tempo de Advento e Natal (Casal dos Bernardos)


Este ano, a paróquia de Casal dos Bernardos teve uma vivência do Tempo do Advento de uma maneira diferente. Os jovens da catequese (7º, 8º, 9º e 10º anos) fizeram a animação litúrgica Dominical ao longo destes quatro Domingos do Advento.    É muito importante a participação destes jovens membros, pois eles dão uma nova frescura à nossa comunidade! 
                   
             Na catequese, cada ano também foi preparando a vinda do Natal com a construção do presépio, que se encontra em exposição na entrada da igreja.     
 Todos os jovens e crianças da catequese estão de parabéns pela sua participação ativa nas atividades da catequese!


Festa da Imaculada Conceição (Casal dos Bernardos)

Foi no passado dia 8 de Dezembro de 2013 o antigo dia da Mãe, Dia da Padroeira de Portugal, Nossa Senhora da Conceição.
A Festa em honra da Imaculada Conceição é uma das duas festas da nossa paróquia, pois N. S. Conceição também é a Protetora da nossa comunidade.

Após a Celebração da Eucaristia foi a Procissão com a imagem de Nossa Senhora, as crianças e jovens da catequese também participaram  nesta celebração oferecendo uma flôr  e uma oração de Louvor à nossa mãe do Céu.
Seguiu-se o almoço e um momento de convívio entre os membros da nossa comunidade!

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Festa da Sagrada Família na Paróquia de Urqueira





No passado domingo, 29 de Dezembro, dia em que a Igreja celebrou a festa litúrgica da Sagrada Família, a paróquia de Urqueira, consciente da importância da família na sociedade, viveu intensamente este dia prestando homenagem aos casais que completaram em 2013 um aniversário mais importante: 25, 50 e mais anos de matrimónio.

Para que tudo decorresse em ambiente festivo, a Equipa paroquial da Pastoral Familiar não se poupou a esforços, desde a decoração da igreja, ao acolhimento que fizeram à entrada da Igreja, e que incluiu a distribuição da pagela com a oração pelas famílias que rezamos no final da celebração, até aos presentes simbólicos que foram oferecidos aos casais que completaram aniversários importantes!


 A presidir à celebração esteve o Rev Padre Anacleto, já nosso amigo pois  tem marcado presença nas nossas comunidades desde há alguns anos. Foi muito estimulante a alegria que imprimiu a toda a celebração.
Ao P. Anacleto o nosso muito obrigado!
O nosso agradecimento também à equipa paroquial da pastoral familiar que, em família (os filhos também tiveram uma participação muito activa!), foi incansável na preparação desta celebração.