Pouco passava das 4:30 h. da madrugada quando o avião proveniente de Angola que transportava o P, Segunda Julieta Miguel aterrou na pista do aeroporto de Lisboa.
Passada quase uma hora víamos o P. Segunda surgir à porta de saída dos passageiros a perguntar com o olhar onde estaria quem o tinha ido buscar.
Depois de lhe acenarmos deu com os olhos em nós e o semblante desanuviou-se-lhe. Saudámo-nos, demos as boas vindas, tirámos umas fotografias para a posteridade e seguimos para o carro que nos trouxe para Leiria.
A hora matutina permitiu dar umas voltas pelos arredores e também dentro da cidade de Leiria para ficar com uma ideia da do local, tendo nós entretanto tomado o pequeno-almoço.
A horas já mais convenientes fomos visitar o Sr. D. António Marto que deu as boas-vindas ao padre angolano do Sumbe. Seguiu-se uma visita a uma loja de roupas, que as que vieram de Angola não são próprias para estas temperaturas.
O P. Segunda nasceu em Avémoma, município do Seles, província do Kwanza Sul no dia 4 de Fevereiro de 1965. Em 1985 entrou para o seminário do Sumbe onde fez o ensino médio. Daí passou para o de Luanda onde fez os estudos filosófico-teológicos. Foi ordenado padre na sua terra natal (Paróquia de Nª Sª de Fátima) no dia 12 de Maio de 1996.
Até agora esteve em trabalho pastoral nas comunidades de Ebo, Sumbe (Shingo e Gungo) e Cassongue.
A sua vinda para a diocese de Leiria-Fátima acontece ao abrigo da geminação celebrada entre esta diocese e a do Sumbe. Esta geminação prevê a “troca” de padres entre as duas dioceses.
Fica a residir na paróquia de Urqueira, sendo vigário paroquial desta comunidade e da de Casal dos Bernardos.
Damos as boas vindas ao P. Segunda e que se sinta muito bem entre nós. Também agradecemos a sua disponibilidade para vir trabalhar como missionário na nossa diocese de Leiria-Fátima.
P. Vítor Mira