quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ESCOLA DIOCESANA "RAZÕES DA ESPERANÇA"

Boa tarde,
ontem, dia 28 de Setembro decorreu a abertura da escola diocesana "Razões da Esperança". O início deu-se com a celebração da Eucaristia, presidida pelo nosso Bispo D. António Marto, que deixou uma palavra de ânimo e apoio para todos, depois foi a parte das inscrições. Da Paróquia de Urqueira, foram cinco pessoas, todos catequistas que se inscreveram num dos diversos cursos da escola de catequistas.
As inscrições não estão fechadas, não é obrigatório ser catequista para ir uma vez que são oferecidos outros cursos ( mais informações www.leiria-fatima.pt/cfc/ ). Por isso quem estiver interessado ainda está a tempo, a próxima escola será no dia 12 de Outubro.
Cumprimentos,
Susana

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Oração do dia de Aniversário!


Este dia em que Nasci:

Meu DEUS,

Como me sinto feliz e te agradeço, o dia em que nasci.

Deste-me a tua benção;

a vida tem me sorrido e não sei como hei-de pagar !?

O caminho que trilhei, os sonhos que sonhei

e como tudo se realizou ...

Acredito que foste TU que me encaminhaste!

Obrigado, SENHOR!

Obrigado pelo LAR que me deste, pela família (que mais AMO)

e por todos os meus amigos que conheço e outros que ainda estou para conhecer .

Avisos Semanais de 26 de Setembro a 3 de Outubro


domingo, 26 de setembro de 2010

Ainda Taizé

Não fui a Taizé. Não posso dar um testemunho presencial. Mas quero dizer o que é que esta peregrinação de jovens da nossa Paróquia já me deu.
Desde o início que, tal como toda a comunidade, acompanhei com interesse e empenho a caminhada de alguns jovens da nossa comunidade rumo a Taizé. A preocupação com a viagem, estadia, regresso, se aproveitam ou não, os frutos, para eles e para a comunidade... E agora estou a colher frutos!
Os testemunhos, desde o primeiro, tocaram-me profundamente: eles, apesar da pouca idade, sabem saborear e partilhar das graças que receberam.
Hoje o testemunho da "jovem" Helena Pascoal, que corajosamente peregrinou com os mais novos, deu-me uma luz nova: o Amor de Deus para connosco pode ainda surpreender-nos e ser novidade quando os anos que ficaram para trás são mais numerosos que os que temos pela frente!
O meu sincero agradecimento a todos os que têm partilhado connosco a experiência que viveram e, de um modo especial, à D. Helena por me ter mostrado que o medo é o principal obstáculo a novas vivências do Amor de Deus por nós!
Beijinhos
Lucinda

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Apresentação do Grupo Missionário Ondjoyetu

Olá, muito bom dia.
Aqui fica um convite para participar na apresentação do Grupo Missionário Ondjoyetu.

Cumprimentos.

P. Vítor Mira

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Simples tocar dos sinos

Um simples tocar dos sinos é o bastante para se ver uma enorme enchente de gente parecendo formiguinhas indo ao encontro do seu alimento. Assim como elas vão em busca do seu alimento, todas aquelas pessoas vão em direcção ao local onde podem alimentar a sua fé, esperança, amor, paz, proximidade com Deus... Há um encontro de culturas e nacionalidades que promove a união dos corações, havendo uma missão comum: rezar a Deus! Louvar e Bendizer o Senhor! Encontrar paz de espírito! Ali permanece a harmonia do silêncio mudo que se procura alcançar. Os corações elevam-se e as vozes soltam-se em cânticos de oração que ecoam nos nossos ouvidos e tornam viva aquela igreja recheada de diversidade. Não há conflitos mas sim um entendimento, uma partilha comum de emoções, interesses, acções e comportamentos, que transformam a tal diversidade em unidade e, portanto, comunidade. Aprendemos então a viver como “família” e respeitando as rotinas de Taizé. É procurada uma comunhão com Deus e uma estadia sentida com mais proximidade. Sem dúvida que é conseguida devido a tudo o que para ela contribui. Um simples tocar dos sinos que marca momentos únicos e indescritíveis.

Inês Baptista

Avisos Semanais de 12 a 19 de Setembro




terça-feira, 7 de setembro de 2010

Uma semana em Taizé

Olá, muito boa tarde.
O grupo predominantemente constituído por jovens que no passado dia 28 de Agosto partiu para Taizé regressou ontem, ao fim da manhã.
No global as viagens correram bastante bem. Só na ida é que houve uma avaria no sistema de ar condicionado do autocarro o que originou duas paragens, a última das quais mais demorada - cerca de três horas - para que o problema pudesse ser resolvido. De resto, não houve percalços e a viagem de regresso foi bastante rápida, apenas 21 horas.
A estadia em Taizé foi muito boa, ainda que neste campo cada pessoa tenha vivido a sua própria experiência.
Fomos muito bem acolhidos e deram-nos a possibilidade de ficarmos alojados em camaratas, o que foi muito bom pois as noites já estavam algo frias. Relativamente ao tempo, e tirando a frescura das noites, de resto até esteve bastante bom. Não tivemos as habituais trovoadas e fortes chuvadas de Verão, caracterísitcas daquela zona. A maioria dos dias foram de sol e de uma temperatura bastante agradável.
Mas isto de que falei até é o menos importante. Em relação à vivência da semana em si e de que fizemos por lá, pedimos aos jovens que partilhassem as suas experiências. Logo que os seus textos nos cheguem, dá-los-emos a conhecer.
Muito obrigado a todas as pessoas que colaboraram para esta viagem e experiência que agora queremos partilhar com todos, o que irá sendo feito aos poucos.
Por agora ficam duas fotografias tiradas em dois locais emblemáticos de Taizé: junto aos sinos que chamam para a oração e em frente da igreja.
Cumprimentos e todos.

P. Vítor Mira