segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Recolecção do Advento para catequistas

No passado Sábado, cinco catequistas da Paróquia de Urqueira participaram na recolecção do Advento que teve lugar no Seminário de Leiria. Foi durante toda a manhã e foi orientada pelo Sr. P. José Batista. Foi muito proveitoso porque reflectimos sobre o que é realmente o Advento. Percebemos que antes de mais é necessário parar um pouco e pensar, fazer um exame de consciência, só assim é que podemos mudar o que não está bem.
No final tivemos um momento de oração, com as leituras dos Evangelhos dos Domingos do Advento, e realmente é aí que está a fonte para se viver em pleno o Advento e deste modo também o Natal.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Os jovens foram ao bolinho... para oferecer

Ontem foi dia do bolinho.
Fazendo jus à tradição, alguns jovens da paróquia de Urqueira foram também pedir o bolinho, melhor dizendo... recolher o bolinho.
Passamos a explicar: na última reunião do jovens surgiu a ideia de ir pedir o bolinho, mas que não seria tanto o tradicional bolinho, mas antes géneros alimentares para oferecer.
Como não seria possível os jovens percorrerem toda a paróquia para recolher os bens que as pessoas quisessem oferecer, marcaram-se oito locais e horários para as entregas.
A comunidade correspondeu ao apelo de uma forma impressionante. Era ver a alegria nos olhos daqueles jovens pela confiança que os adultos depositaram neles oferecendo-lhes tantas coisas.
Para a recolha contámos ainda com a ajuda de alguns pais e, mais tarde, do jovem Frederico, que foi com a sua carrinha levar a Fátima uma boa carrada de bens alimentares.
A comunidade das irmãs que está responsável pela Casa do Bom Samaritano já sabi da nossa ida, mas ficou bem surpreendida pela quantidade de bens que receberam. Agradeceram muito e convidaram os jovens para ir lá passar um dia com as irmãs e as utentes da casa, que são cerca de 90 senhoras com deficiência.
Fica a fotografia que ajuda a captar melhor a mensagem.
Parabéns aos nossos jovens e muita coragem para seguir adiante.

P. Vítor Mira

Folha Proquial de Urqueira - Nº 3

Olá, muito boa tarde.
Obrigado a todos os que visitam este blogue e nele deixam os seus ecos e contributos e também as outras pessoas que pessoalmente nos dão conta das visitas que lhe fazem.
A partir deste mês passamos também a colocar no blogue a folha paroquial de Urqueira que ainda está a dar os primeiros passos.
Sabemos que é um blog muito simples, mas o importante é que a informação e a vida circule e chegue a todos os que estão interessados.
Cumprimentos.
P. Vítor Mira




segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FESTA DO ACOLHIMENTO

No passado dia 30 de Outubro, a Igreja Paroquial acolheu, solene e festivamente, as crianças que frequentam este ano pela primeira vez a catequese.
Foi na missa da catequese que fizemos com elas a "festa do acolhimento".
O Objectivo é fazê-las sentir-se membros da comunidade paroquial, membros de uma grande família de irmãos, cujo irmão mais velho, Jesus, gosta especialmente dos pequeninos. E é nesta família que elas aprendem a conhecer melhor a Jesus, aprendem a relacionar-se com Ele e, por Ele e com Ele, com o Pai no Espírito Santo.
Foi uma celebração muito bonita onde até as leituras estavam a propósito: a 1ª leitura, do livro da Sabedoria (11, 22-12,2) fala-nos do grande Amor que Deus nos tem, o Evangelho conta a história do encontro de Zaqueu com Jesus. Ele queria ver "quem era Jesus". Era pequeno, (não criança!) e subiu a uma árvore para O ver. Jesus viu-o e chamou-o porque "devia ficar em sua casa"! Também a nós Ele acolhe, e especialmente os pequeninos!
A animar esteve o grupo de jovens com todo o seu entusiasmo. Também eles merecem o nosso reconhecimento e precisam que a comunidade os acolha e ajude a crescer na Fé. Crianças e jovens trazem vida, vigor e alegria à família paroquial.
O Salmo que rezamos nesta Eucaristia (Sl 144) tem como refrão "Louvarei para sempre o vosso nome Senhor, meu Deus e meu Rei". Louvemos o Senhor pelas maravilhas que faz entre nós. Louvemo-Lo sobretudo por estas crianças e jovens.