segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Notícias de Angola
Em Angola também se vão verificando avanços no campo das telecomunicações.
Em nossa casa temos aceso à Internet graças a uma pen de Internet que as irmãs Guadalupanas nos emprestaram.
Venho apenas comunicar-vos que por aqui tudo está a corre bem, graças a Deus.
Na sexta-feira fomos ao Gungo, mais concretamente à Donga, sede da Missão do Gungo; fica a 130 km. aqui do Sumbe, 80 de asfalto, 50 de picada.
Saímos por volta das 11 h. da manhã e chegámos às 21:30 h. devido ao péssimo estado da picada.
Este ano choveu muito nas "Chuvas Pequenas" (entre Outubro e Dezembro) o que foi muito bom para a agricultura, mas péssimo para a picada que cada vez mais se degrada. É um autêntico malabarismo passar com o jipe por vários locais, ainda por cima com capim por vezes mais alto que om próprio jipe que não permite ver onde "pisa". Mas lá chegámos sem percalços, graças a Deus.
Todo o dia de sábado foi passado numa reunião com os principais responsáveis desta vasta comunidade, num total de cerca de 40 pessoas. Serviu para programar o presente ano e também traçar algumas perspectivas para o futuro. Foi proveitosa e acabou já de noite.
No domingo celebrámos a missa logo de manhã.
Após o almoço carregámos o jipe e voltámos ao Sumbe, onde chegámos pelas 23:30h.
Transmiti os cumprimentos das nossas comunidades de Portugal e dos voluntários que por aqui têm passado.
Hoje estivemos todo o dia reunidos a falar de alguns projectos para o futuro próximo.
Por aqui o tempo está quente, bem quente, a constratar com o frio que se sente em Portugal.
Por aqui termino. Quando puder colocarei fotografias.
Cumprimentos a todos e continuamos unidos pela oração.
P. Vítor Mira
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Com a Linha da Frente
É desde o Sumbe que vos escrevo para dizer que a minha viagem e da Inês correu muito bem.
Tivemos a nossa família missionária a despedir-se de nós no aeroporto, o que dá sempre muito conforto e aquece o coração.
A viagem de avião decorreu sem sobressaltos, ainda que a noite não tenha sido muito bem dormida por causa do desconforto da “cama”. Mas dormitou-se alguma coisa.
À saída do avião foi preciso tirar logo a camisola. Recebeu-nos o esperado calor húmido e abafado. Parecia que tínhamos entrada numa estufa.
Após os trâmites legais, fomos recolher as bagagens; ainda apanhámos um pequeno susto porque a mala da Inês e uma caixa não apareciam. Depois de procurar melhor, lá demos com ela onde não seria de esperar.
Saímos e lá estavam à nossa espera o P. David, o Amândio e a Teresa, com uns sorrisos abertos. A mana Inês descomandou-se logo direito a eles a abraçá-los e tive que ser eu a levar os dois carros até ao fim do percurso. Após as saudações, rumámos ao nosso cavalinho branco, bem limpinho e bonito para nos receber.
Pouco depois de entrar no jipe, lá vieram os tradicionais mimos que caracterizam esta família missionária: para a Inês, uma saca de pipocas; para mim um taça de abacaxi pronto a comer. Hum, tão booooom! E nós transmitimos os cumprimentos e saudades de tanta gente amiga e de família.
Rodámos pelo caótico transito de Luanda actualizando-nos mutuamente com notícias dos dois continentes, enquanto nos dirigimos à casa das irmãs Guadalupanas. Aí tomámos o lanche da manhã, deixámos cartas e recolhemos uma mala que já tinha seguido para Angola uns dias antes.
Depois rumámos ao Sumbe sempre em ambiente de conversa e muito boa disposição. A meio do caminho parámos para comer a “bucha” e tirar esta fotografia.
Chegámos ao Sumbe quase ao pôr do sol. Fomos visitar o Sr. Bispo e depois rumámos a casa, onde nos esperavam o Mário e a Maria. Depois abrimos as bagagens e distribuímos os “mimos” que trouxemos.
Amanhã de manhã rumaremos à Donga que fica a 130 km. daqui. Se Deus quiser, regressaremos no domingo à noite.
Por agora é tudo. Cumprimentos e abraços para todos vós. Estamos juntos na oração e na missão.
P. Vítor Mira
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
Festa da Palavra (Casal dos Bernardos)
Este Domingo, à semelhança da Paróquia de Urqueira, também teve lugar a celebração da Festa da Palavra em Casal dos Bernardos durante a Missa Dominical. Esta foi celebrada pelo Sr. Pe. Vítor e contou com a animação por parte das crianças do 4º ano de catequese, seus pais e catequistas. As crianças receberam a Bíblia, que é a Palavra de Deus! Como dizia o cântico de entrada: “A Tua Palavra alegra a nossa vida”.
Desejo-vos uma Boa Semana!
domingo, 23 de janeiro de 2011
FESTA DA PALAVRA NA PARÓQUIA DE URQUEIRA
Oração de Passagem de Vela
Boa noite,
Neste Sábado teve lugar em Casal dos Bernardos um encontro entre os grupos de “ Jovens Sem Fronteiras” da região centro, do qual alguns jovens desta paróquia fazem parte. Durante este encontro houve a passagem de vela do grupo de Casal dos Bernardos ao de Seixo de Mira, transmitindo a importância de a manter acesa na divulgação da Palavra de Deus. Foi uma oração animada pelos Jovens Sem Fronteiras que contou com a presença e testemunho do Sr. Padre Segunda Miguel. Uma vez que se prolongou pela noite dentro, no fim houve um convívio entre todos os jovens.
Votos de um Bom fim-de-semana!
sábado, 22 de janeiro de 2011
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Fim-de-Semana Missionário em Urqueira
Antes de mais peço desculpa pelo atraso na colocação dos avisos neste blogue. O fim-de-semana foi muito cheio e acabei por me esquecer. Depois saí da paróquia com o P. Miguel... e já não os tinha comigo. Mas, com a ajuda do P. Bertolino, já tudo se resolveu.
Mas quero aproveitar esta oportunidade para agradecer à Dina Lourenço a excelente reportagem sobre o fim-de-semana missionário que tivemos na paróquia de Urqueira. Aliás, agradeço a todas as pessoas que vão dando os seus contributos neste blogue.
registamos o bom acolhimento que a paróquia deu ao Grupo Missionário Ondjoyetu e a correspondência das pessoas com a sua presença nos vários dias e momentos desta actividade missionária.
Em nome da paróquia também agradeço aos membros do Grupo Ondjoyetu a sua disponibilidade, presença e testemunho; algumas pessoas estiveram todos os dias, inclusivé no da preparação e outras tiveram que percorrer distâncias consideráveis para estarem presentes.
A todas as pessoas da paróquia que estiveram presentes nestes dias o nosso bem-haja pelo seu testemunho. Mesmo que não tenha estado uma "multidão" esperamos que a semente missionária agora lançada germine e dê muito fruto.
Cumprimentos a todos.
P. Vítor Mira
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Conclusão do fim semana Missionário!
Durante a tarde encontro com as crianças e três missionárias, foi animado com canções com danças e gestos , em seguida apresentações de brinquedos feitos pelas crianças do Gumgo, como carrinhos em madeira, e outros em lata. E por fim cantamos os Parabéns à Mãezinha Angélica pois era o dia do seu Aniversário.
Foi lida também uma carta do Gungo do tempo do projecto ASA, :
" pois havia muitos pedidos para ter uma presença permanente junto daquele povo, e foi muitos pedidos idênticos que sentimos que não era apenas aquele povo, mas o Próprio Deus que nos chamava àquela Missão." - Testemunho Missionário.
Houve um momento de partilha em que fomos convidados a ir junto dos símbolos que se encontravam em frente do altar e recolhemos aquilo que será para nós a memória desta Vigília.
Pois recebemos um pequeno coração em barro e onde estava escrito DEUS É AMOR e junto vinha agarrado um saquinho com alguma gimbuga (p/ nós amendoim) que veio de Angola.
No final rezamos a oração do Pai Nosso Missionário.
Dia 16: Animação na missa Dominical com o Grupo Missionário Ondjoyetu, celebrada pelo nosso missionário Pe. Vitor Mira, um bem haja e não esquecendo do Missionário mais jovem o Diogo que também colabora nesta missão, em seguida houve um almoço partilhado.
E conclui este fim de semana Maravilhoso, cheio de muita alegria, emoção e muita energia, pois fiquei com estas palavras gravadas no meu coração e no meu pensamento, e momentos inesquecíveis agora imaginem ir nesta missão?!?
É preciso "ser Feliz, porque a vida é partilhar mais que receber, a Alegria está no Dar".
"E a Vida não vai parar, vai como o vento Tens tudo a dar, não percas tempo, Podes saber que vais chegar, Onde Deus te levar. "
A todos os que viveram de longe ou de perto este fim de semana missionário, muito Obrigado, e de um modo muito gratificante e de louvar, TWAPANDULA ao Grupo Missionário Ondjoyetu. Deus Está Aqui e onde estiverdes!!! Boa viagem aos que vão brevemente nesta Missão.
Dia 14 : Apresentação Grupo missionário!
Seguindo-se a divulgação da actividade deste grupo e o projecto missionário, estavam presentes pessoas de Urqueira, Casal dos Bernardos, Memória e Barreiro-Leiria.
Esta Missão em Angola iniciou no ano 2000, e daí até 2005 estiveram em missão o total de 20 voluntários, alguns deles já lá tinham estado e regressaram por mais 6 meses, ou 1 ano, este é um trabalho apreciado e valorizado.
E a missão continua em 2006, estiveram "mana Ana Sofia", a "mãezinha Angélica"o "mano Armando", a "mana Inês" (manas e manos é como o povo do Gumgo os chamam), deram-nos o seu testemunho através de experiências vividas; como, ensinar os homens e rapazes a pregar um prego, ensinando cuidados de saúde, higiene, e de alimentação, falando de atitudes morais, como o respeito, a partilha, o amor ... e fazendo catequese, falando e agindo no AMOR de DEUS.
Armando disse: - "há muito p/ ensinar, tudo por fazer ... e nós temos tudo p/ ensinar"
- "quando regressamos, é como se viesse -mos com a bateria carregada e cheios de energia! "
Inês disse: - "temos muito p/ dar, e chegamos lá pensamos em mudar tudo de um dia p/ outro mas temos muito p/ ensinar e passam dias, meses e anos e olhamos e temos vontade de voltar... porque há muito por fazer e ensinar.... eu vou por mais um ano, agora no final de Janeiro! "
Em seguida ouvimos a missionária Clara que desde 2000 a 2005 esteve em Missão no Alentejo, ela e o seu marido estão juntos nesta caminhada e onde passaram parte da sua Lua-de-mel, afirma quererem estar juntos nesta missão e crescerem nesta Fé como casal.
Depois dos testemunhos chegou a hora do Adelino Serra, melhor dizendo , "Tio Serra" pertence a este grupo á 5 anos, diz que é um grupo maravilhoso é um família. Explicou que há duas linhas; a linha da frente são os que vão p/ o Gungo e a linha da reta-guarda da diocese Leiria-Fátima são os que estão na preparação de enviar e fazer chegar diversas ajudas materiais, alimentares e etc... aos da linha da frente.
Agora chegou a vez da Ana Sofia, divulgar como pertencer ao grupo Missionário Ondjoyetu, há niveis de participação ser Cativo - estar disponivél e permanente ; ser Colaborador, participando e contribuindo no "Mil e tal amigos" com apenas 1€ p/mês e são todos os amigos (nós) que vão apoiando este projecto missionário, e claro participar no curso Missionário que inicia em Março.
quer dizer Muito obrigado!
Um chá e bolinhos no final deste dia! ..... continua no dia 15 e 16
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Fim-de-semana missionário em Urqueira
No próximo fim-de-semana a paróquia de Urqueira terá um fim-de-semana missionário que consta do que vem no cartaz que aqui divulgamos.
Esperamos contar com a presença de pessoas desta comunidade e também de outras da vizinhança e não só.
Continuação de boa semana e um abraço missionário.
P. Vítor Mira