segunda-feira, 1 de novembro de 2010

FESTA DO ACOLHIMENTO

No passado dia 30 de Outubro, a Igreja Paroquial acolheu, solene e festivamente, as crianças que frequentam este ano pela primeira vez a catequese.
Foi na missa da catequese que fizemos com elas a "festa do acolhimento".
O Objectivo é fazê-las sentir-se membros da comunidade paroquial, membros de uma grande família de irmãos, cujo irmão mais velho, Jesus, gosta especialmente dos pequeninos. E é nesta família que elas aprendem a conhecer melhor a Jesus, aprendem a relacionar-se com Ele e, por Ele e com Ele, com o Pai no Espírito Santo.
Foi uma celebração muito bonita onde até as leituras estavam a propósito: a 1ª leitura, do livro da Sabedoria (11, 22-12,2) fala-nos do grande Amor que Deus nos tem, o Evangelho conta a história do encontro de Zaqueu com Jesus. Ele queria ver "quem era Jesus". Era pequeno, (não criança!) e subiu a uma árvore para O ver. Jesus viu-o e chamou-o porque "devia ficar em sua casa"! Também a nós Ele acolhe, e especialmente os pequeninos!
A animar esteve o grupo de jovens com todo o seu entusiasmo. Também eles merecem o nosso reconhecimento e precisam que a comunidade os acolha e ajude a crescer na Fé. Crianças e jovens trazem vida, vigor e alegria à família paroquial.
O Salmo que rezamos nesta Eucaristia (Sl 144) tem como refrão "Louvarei para sempre o vosso nome Senhor, meu Deus e meu Rei". Louvemos o Senhor pelas maravilhas que faz entre nós. Louvemo-Lo sobretudo por estas crianças e jovens.

2 comentários:

susana marques disse...

Olá,
também gostei muito da Celebração. Queria aproveitar para dar uma palavra de entusiasmo aos jovens porque não só enriqueceram a Celebração mas mostraram que estão disponíveis para a comunidade a que pertencem. Parabéns também pela iniciativa que tiveram no dia do "bolinho".
Fico também muito feliz porque já podemos dizer que a Paróquia de Urqueira tem um grupo de jovens (o que já não acontecia há muitos anos).
Susana

Natália Lourenço disse...

Simplesmente LINDO!
Obrigada a todos o que proporcionaram este grande encontro com Jesus... mesmo ainda não entendendo bem os momentos de silêncio que devem ter as crianças alegraram a casa do Pai e o sorriso destas crianças faz-nos acreditar ainda mais nelas. Aos jovens um bem haja; mesmo esse tom abaixo pode ajudar a subir a um tom mais acima por isso parabéns acreditem que nada se tem sem esforço. Um Beijinho ás Crianças e um ABRAÇO aos Jovens.Talita.