segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Dia 14 : Apresentação Grupo missionário!

Iniciou pelas 21h, com a exposição de fotos muito comunicativas pela expressão e o olhar que cada rosto transmitia, diria mesmo fotos com vida, com alma e muita mas muita alegria e Amor. Cantamos ao son da guitarra tocada pela Missionária Ana sofia e ouvimos um pequeno texto lido pela Missionária Angélica.
Seguindo-se a divulgação da actividade deste grupo e o projecto missionário, estavam presentes pessoas de Urqueira, Casal dos Bernardos, Memória e Barreiro-Leiria.
Esta Missão em Angola iniciou no ano 2000, e daí até 2005 estiveram em missão o total de 20 voluntários, alguns deles já lá tinham estado e regressaram por mais 6 meses, ou 1 ano, este é um trabalho apreciado e valorizado.
E a missão continua em 2006, estiveram "mana Ana Sofia", a "mãezinha Angélica"o "mano Armando", a "mana Inês" (manas e manos é como o povo do Gumgo os chamam), deram-nos o seu testemunho através de experiências vividas; como, ensinar os homens e rapazes a pregar um prego, ensinando cuidados de saúde, higiene, e de alimentação, falando de atitudes morais, como o respeito, a partilha, o amor ... e fazendo catequese, falando e agindo no AMOR de DEUS.
Armando disse: - "há muito p/ ensinar, tudo por fazer ... e nós temos tudo p/ ensinar"
- "quando regressamos, é como se viesse -mos com a bateria carregada e cheios de energia! "
Inês disse: - "temos muito p/ dar, e chegamos lá pensamos em mudar tudo de um dia p/ outro mas temos muito p/ ensinar e passam dias, meses e anos e olhamos e temos vontade de voltar... porque há muito por fazer e ensinar.... eu vou por mais um ano, agora no final de Janeiro! "


Em seguida ouvimos a missionária Clara que desde 2000 a 2005 esteve em Missão no Alentejo, ela e o seu marido estão juntos nesta caminhada e onde passaram parte da sua Lua-de-mel, afirma quererem estar juntos nesta missão e crescerem nesta Fé como casal.


Depois dos testemunhos chegou a hora do Adelino Serra, melhor dizendo , "Tio Serra" pertence a este grupo á 5 anos, diz que é um grupo maravilhoso é um família. Explicou que há duas linhas; a linha da frente são os que vão p/ o Gungo e a linha da reta-guarda da diocese Leiria-Fátima são os que estão na preparação de enviar e fazer chegar diversas ajudas materiais, alimentares e etc... aos da linha da frente.


Agora chegou a vez da Ana Sofia, divulgar como pertencer ao grupo Missionário Ondjoyetu, há niveis de participação ser Cativo - estar disponivél e permanente ; ser Colaborador, participando e contribuindo no "Mil e tal amigos" com apenas 1€ p/mês e são todos os amigos (nós) que vão apoiando este projecto missionário, e claro participar no curso Missionário que inicia em Março.



"Twapandula " ( palavra em umbundo, língua do Gumgo)
quer dizer Muito obrigado!



Um chá e bolinhos no final deste dia! ..... continua no dia 15 e 16

Sem comentários: