terça-feira, 1 de março de 2011

Retiro de catequistas em Fátima!


No Sábado, dia 26 de Fevereiro de 2011:
Fomos um grupo de 23 catequistas de Urqueira e Casal dos Bernardos e tivemos como orientador deste retiro o Pe. Vitor Mira.
Iniciamos ás 9h30m numa capelinha nas instalações dos «Silênciosos Operários da Cruz - Centro Francisco e Jacinta Marto» com uma oração da manhã a comtemplar o Senhor.

Uma linda manhã despertava com os raios do sol a brilhar, com o som do vento a soprar e os nossos corações a palpitar, tudo se fez sentir e ouvir no silêncio que partilhamos neste momento, preparavamo-nos p/ ir ao colo do Senhor e escuta-Lo!

Em seguida fomos para uma sala onde escutamos os Evangelhos de S.Lucas (Pesca Milagorsa), e S. Mateus(Missão - Reino de Deus Chegou) com uma breve explicação, cantamos e depois fez-se uma meditação pessoal, onde cada um procurou um lugar para estar em silêncio e encontrar-se com Jesus, reflectindo e meditando nas questões:

- Porquê Jesus me convida a segui-Lo?

- Porquê eu e não outro?

- Que projecto tem Ele para mim? ...

Meditando e relembrando os evangelhos, tinhamos algumas respostas:

A pesca Milagrosa dá-se à força da Palavra do Mestre (Jesus), e Ele diz: -Não tenhas medo, doravante serás pescador de Homens. - Faz-te ao lago e lança as redes!

E nós voltamos a perguntar pescar Homens em vez de peixe? E em que mar pescamos?

A resposta está na Palavra de Deus, em ver os outros com os olhos do coração, agir com atitudes humildes e com simplicidade.

É com Acções(gestos visiveis c/ espirito) e Palavras (ensinar, transmitir a mensagem) que entramos no Reino de Deus, a Messe é grande e só seremos bons missionários se o formos na nossa terra, começando na família, na paróquia... todos os leigos são missionários em Razão do Baptismo.

Entretanto chegou a hora do almoço, eram 12h45m fomos almoçar e beber um café, e em seguida fomos passear e olhar a natureza, trocar sorrisos e alegrias.

Voltamos á sala pelas 14h15m, e iniciamos com canticos. Durante a tarde fizemos trabalhos de grupo, falamos dos rituais das leituras, e como se dividem, formamos 4 grupos: 1ºtempo Advento/Natal, 2º tempo da Quaresma, 3º Trio Pascal, 4º tempo Comum.

Ouvimos uma explicação breve, sobre os livros das Leituras que se chamam leccionários.
Falamos das cores , se o Ano é Par ou Impar, os três ciclos se é ano A- Mateus,B-Marcos/(joão- quaresma) ou C- Lucas.
No final pelas 17h45m o Pe. Vitor celebrou a missa na qual participamos, com muita emoção, e no momento da comunhão foi marcante ao tomar o "corpo e sangue do senhor".

E o dia de retiro chegou ao fim! Mas com muita riqueza ! Bem Haja !

Muitas Beijocas ao nosso magnífico grupo de catequistas, Não tenhais medo!

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
susana marques disse...

Olá,
grande reportagem Dina! Foi sem dúvida um dia muito bom, muito rico e fica a vontade de o repetir!

bjs

Lucinda disse...

Faço minhas as palavras da Susana!
Foi um dia em cheio, Graças a Deus. E agradeço a Deus, também,(e ao próprio) a disponibilidade do P. Vítor que, acabadinho de chegar do hemisfério sul, sem ter tido tempo para um descansozinho, esteve connosco e orientou tão bem este dia. Obrigada!
O grupo também era muito bom, o que é sempre uma grande ajuda, para que cada um tire o maior proveito.
Beijinhos
Lucinda

Sandra disse...

Ola!
Foi um dia muito bem passado. Eu não sabia muito bem o que me esperava e ADOREI mesmo muito!
No corre corre do dia-a-dia temos tão pouco tempo para o silêncio, para a busca interior, para falar-mos com o Pai e apercebi-me que realmente isso faz-nos muita falta.
Foi uma experiência que voltarei a repetir sem sombra de dúvidas.
Beijinhos,

Natália Lourenço disse...

Olá Mana! Parabéns pelo teu trabalho é sempre de louvar este grande esforço que fazes em partilhar o mais rápido possível.
Sábado foi um dia muito especial para mim... depois de tudo o que nos vai acontecendo na vida. Os momentos não vêm por acaso. Tive a oportunidade de agradecer a Deus mais intimamente é Grande a Graça de Deus e quando O sentimos é muito bom as palavras ficam escondidas no silêncio, torna o momento mais maravilhoso. Obrigado!