domingo, 1 de maio de 2011

Festas Pascais na Paróquia de Urqueira

Foram muito vividas as celebrações do Trido Pascal na Paróquia de Urqueira.
A Paróquia começou a preparar-se para estas Festas na 4ª feira de Cinzas. Preparação essa que foi acontecendo ao longo das semanas da Quaresma, com o Retiro Popular em que fomos aprofundando a nossa vivência da Caridade, individualmente e enquanto comunidade; a Via-Sacra, rezada todas as 6ª-feiras e animada pelos diversos grupos; a Campanha da Quaresma em que, convidados pela Diocese, fomos construindo o "canto da Caridade"...
Assim o Trido Pascal aparece como o cimo do monte cuja subida iniciamos na 4ª-Feira de Cinzas!
A Celebração da Ceia do Senhor, na 5ª-Feira, foi vivida com muita alegria, em ambiente de festa e foi uma Celebração carregada de símbolos, desde a cerimónia do Lava-Pés até à desnudação do Altar.
Na 6ª-Feira iniciámos as Celebrações da Paixão e Morte de Jesus com a Via-Sacra animada pelo grupo de jovens.
A Vigília Pascal, muito participada, iniciou-se na rua, com a bênção do Lume Novo, prosseguiu no interior da Igreja com as diversas Leituras e canto dos Salmos, culminando com o Glória, festivamente cantado! A Celebração continuou, com a bênção da Água, a renovação das promessas do Baptismo, a liturgia Eucarística...
A Páscoa prossegue, desde o Domingo da Ressurreição até ao Pentecostes. São 50 dias em que Jesus nos convida a alegrar-mo-nos com Ele, porque venceu a morte e está sempre connosco!

1 comentário:

Dina Lourenço disse...

Concordo com o seu "testemho Pascal" foi realmente vivido e sentido,é preciso acreditar em Jesus ressuscitado! Ele é a Luz dos nossos olhos, e o Amor do nosso coração! Com Ele Ressuscitaremos! Aleluia!
E Agora um Grande beijinho a todas as Mães! Obrigado meu Deus por mais uma Grande Alegria,viver este dia com meus queridos filhotes!