terça-feira, 7 de setembro de 2010

Uma semana em Taizé

Olá, muito boa tarde.
O grupo predominantemente constituído por jovens que no passado dia 28 de Agosto partiu para Taizé regressou ontem, ao fim da manhã.
No global as viagens correram bastante bem. Só na ida é que houve uma avaria no sistema de ar condicionado do autocarro o que originou duas paragens, a última das quais mais demorada - cerca de três horas - para que o problema pudesse ser resolvido. De resto, não houve percalços e a viagem de regresso foi bastante rápida, apenas 21 horas.
A estadia em Taizé foi muito boa, ainda que neste campo cada pessoa tenha vivido a sua própria experiência.
Fomos muito bem acolhidos e deram-nos a possibilidade de ficarmos alojados em camaratas, o que foi muito bom pois as noites já estavam algo frias. Relativamente ao tempo, e tirando a frescura das noites, de resto até esteve bastante bom. Não tivemos as habituais trovoadas e fortes chuvadas de Verão, caracterísitcas daquela zona. A maioria dos dias foram de sol e de uma temperatura bastante agradável.
Mas isto de que falei até é o menos importante. Em relação à vivência da semana em si e de que fizemos por lá, pedimos aos jovens que partilhassem as suas experiências. Logo que os seus textos nos cheguem, dá-los-emos a conhecer.
Muito obrigado a todas as pessoas que colaboraram para esta viagem e experiência que agora queremos partilhar com todos, o que irá sendo feito aos poucos.
Por agora ficam duas fotografias tiradas em dois locais emblemáticos de Taizé: junto aos sinos que chamam para a oração e em frente da igreja.
Cumprimentos e todos.

P. Vítor Mira

3 comentários:

susana marques disse...

Fico contente por este momento ter corrido bem, também acho interessante que coloque testemunhos de jovens que participaram porque nós que ficamos por cá estamos bastante curiosos para saber como foi para eles esta esperiência.
Susana

Natália Lourenço disse...

Olá amigos!
Já tive a oportunidade de falar com a Daniela e contou-me algumas experiências que foi muito gratificante. Perguntei se a comida era muito diferente daqui e um dado curioso que me contou é que colocavam pouco no prato e era Proibido comer com facas, porque o Senhor que agora não me recordo o nome foi morto á facada. Este assunto só veio em relação há comida, mas acho mesmo interessante como é que ao longo de tantos anos ainda conseguem manter esse rigor.
Parabéns ao grupo, e ficamos então há espera desses testemunhos na primeira pessoa. Um Beijo da Talita.

Lucinda disse...

Quando algum membro de uma família recebe um dom e partilha com os irmãos, todos ganham! eu estou a ganhar com a peregrinação a Taizé, não por ter ido, mas pelos testemunhos que ouvi e li! acreditem que, como os discípulos de Emaús,o meu coração estava a arder cá dentro com os testemunhos que 2 peregrinas partilharam connosco. A minha gratidão é sincera! E espero por mais.
Beijinhos
Lucinda