segunda-feira, 26 de abril de 2010

Visita Pascal

Há anos que não se realizava a VISITA PASCAL na Paróquia de Urqueira. Este ano, Graças a Deus, foi possível realizá-la e foi muito bom. Foi uma oportunidade de conhecer melhor os nossos Padres, e eles também nos ficaram a conhecer melhor!
Recebi de uma amiga o testemunho que partilho convosco:

" Quanto à visita Pascal, gostaram muito... No Vale das Antas recebemos o Sr. P. Miguel muito bem, talvez a maior parte das pessoas com alguma curiosidade... mas foi muito gratificante estar cara a cara com o nosso Padre e trocar algumas ideias com ele ainda que rápidas... Recebê-lo em nossas casas foi uma bênção grande..."

Realizou-se no 3º Domingo da Páscoa a tradicional festa em honra de S. José, na Pederneira.
A Missa solene foi mais alegre e a tradição manteve-se tendo-se realizado a procissão, embora com alguns pingos de chuva que não assustaram os participantes.
Quanto ao arraial... o que marcou mais foi o rancho folclórico. Crianças e jovens a dançar que encantaram quem teve oportunidade de ver!
E por hoje não tenho mais notícias!
Desejo aos visitantes uma boa semana
Lucinda

sábado, 24 de abril de 2010

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Notícias

Olá a todos.
Acabei de saber, através do Blog do grupo Missionário "ONDJOYETU", que os nossos Missionários chegaram a Angola sãos e salvos! Dou Graças a Deus por a viagem ter corrido bem e espero que a "missão" dê os frutos que desejamos.

Estamos a meio da semana de oração pelas vocações que termina no IV domingo da Páscoa, 47º dia mundial de oração pelas vocações.
O Papa Bento XVI, na sua mensagem para este dia, diz: "O testemunho suscita vocações". De facto, o testemunho, a maneira como vivemos a nossa Fé, o modo como ela transfigura a nossa vida,à semelhança do que acontecia com a primitiva comunidade cristã "vede como eles se amam", pode, e deve, ser incentivo para que os jovens se entusiasmem por este Jesus que é "a suprema testemunha do Amor de Deus para connosco"
O Papa diz ainda que "elemento fundamental e comprovado de toda a vocação ao sacerdócio e à vida consagrada é a amizade com Cristo". Mas como podem amar quem não conhecem? com podem conhecer se ninguém lhes anunciar?
Precisamos de sacerdotes, de religiosos e religiosas. Só os teremos se pedirmos ao Senhor da Messe. Não esquecendo que também temos um papel importante no anúncio da Boa Nova, e o nosso testemunho, a maneira como vivemos a nossa Fé, pode ser incentivo ou pode impedir que alguém cresça e amadureça a sua vocação.
Ainda temos quatro dias! Mas não percamos mais tempo.

terça-feira, 20 de abril de 2010

LÍDIA,

Boa tarde a todos,
queria aproveitar este espaço para escrever umas palavras sobre a nossa amiga Lídia da Paróquia de Urqueira que partiu para o Pai no último Domingo.
Na personalidade da Lídia, sobressaía a alegria, a frontalidade e a sinceridade, era assim em tudo na sua vida. Dedicou grande parte da vida ao serviço da nossa Diocese, acompanhou vários padres e sempre os dignificou assim como quem eles representam.
Os seus últimos dias foram de grande sofrimento físico mas apesar disso o que transpareceu foi a força, a coragem, o amor e a Fé que Lídia tinha no Pai do Céu.
No site da Diocese ( http://www.leiria-fatima.pt/ ) podemos encontrar um pequeno artigo escrito pelo Sr. P. Adelino Guarda.
Não escrevo mais nada porque a Lídia também era assim, gostava das coisas simples.
Despeço-me então, e até uma próxima oportunidade.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Cânticos do IV Domingo da Páscoa - 25-04-2010

Entrada: 403 Fiz de Ti a luz das nações

Salmo: 280 – Nós somos o Povo do Senhor

Folha – O Senhor é meu pastor

Aleluia: LS p.: 281

Ofertório: 877 – Vós me seduzistes, Senhor

Comunhão: 370 – Eu sou o Bom Pastor

A. Graças: 512 Não fostes vós que Me escolhestes

Final: 712 – Quero ouvir eu apelo

Os cânticos acima mencionados são do livro LAUDATE e caso não sejam do conhecimento do grupo coral presente, podem seleccionar outros mais conhecidos.

Avisos Semanais de 18 a 25 de Abril


domingo, 4 de abril de 2010

Boa noite e uma Santa e Feliz Páscoa a todos os membros das comunidades de Casal dos Bernardos e Urqueira.
Dois comentários que surgiram no Blog levam-me a partilhar convosco o que esta semana Santa, Vigília Pascal e dia de Páscoa significaram para mim.
Em 1º lugar sinto-me profundamente grata a Deus, nosso Pai, que nos permitiu celebrar este tempo litúrgico sob a orientação de dois Padres que não se pouparam a esforços para que as comunidades tirassem o melhor proveito.
Em 2º lugar quero deixar também a minha gratidão, o meu apoio e a minha oração aos nossos Padres, pois, nestes tempos tão conturbados, precisamos do seu testemunho, do seu entusiasmo e do seu trabalho para crescermos na Fé.
Para mim estes dias foram muito marcantes e vivi-os com um sentimento de alegria e confiança, pois Deus não nos abandonou!
Como comunidades devemos unir-nos e trabalhar para que a Graça que o Senhor nos concede em ter connosco os Srs Padres Vítor e Miguel se traduza em progresso espiritual para ambas as Paróquias.
Cumprimentos a todos e ânimo!

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia de Urqueira

No passado domingo, dia 28 de Março, no decurso da missa que teve lugar na igreja paroquial de Urqueira, tomou posse o novo Conselho para os Assuntos Económicos da Paróquia de Urqueira.
É constituído pelos senhores: Américo Henriques das Neves, Fernando Lopes dos Santos, Filipe Manuel Oliveira Alves, José Dias Lopes, Júlio das Neves Marques, Manuel Gonçalves Vieira e Pedro António Valente Fernandes.
À Comissão anterior, a que sucedeu este Conselho de acordo com as orientações da diocese, um grande bem-haja por todo o trabalho desenvolvido ao longo dos três anos do seu mandato.
Ao novo Conselho auguramos as maiores felicidades e bênçãos de Deus para a missão que assumem e fazemos votos que a comunidade continue a prestar a sua colaboração, como tem acontecido até agora.

P. Vítor Mira