quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Com a Linha da Frente


Olá amigos e amigas, muito boa noite.
É desde o Sumbe que vos escrevo para dizer que a minha viagem e da Inês correu muito bem.
Tivemos a nossa família missionária a despedir-se de nós no aeroporto, o que dá sempre muito conforto e aquece o coração.
A viagem de avião decorreu sem sobressaltos, ainda que a noite não tenha sido muito bem dormida por causa do desconforto da “cama”. Mas dormitou-se alguma coisa.
À saída do avião foi preciso tirar logo a camisola. Recebeu-nos o esperado calor húmido e abafado. Parecia que tínhamos entrada numa estufa.
Após os trâmites legais, fomos recolher as bagagens; ainda apanhámos um pequeno susto porque a mala da Inês e uma caixa não apareciam. Depois de procurar melhor, lá demos com ela onde não seria de esperar.
Saímos e lá estavam à nossa espera o P. David, o Amândio e a Teresa, com uns sorrisos abertos. A mana Inês descomandou-se logo direito a eles a abraçá-los e tive que ser eu a levar os dois carros até ao fim do percurso. Após as saudações, rumámos ao nosso cavalinho branco, bem limpinho e bonito para nos receber.
Pouco depois de entrar no jipe, lá vieram os tradicionais mimos que caracterizam esta família missionária: para a Inês, uma saca de pipocas; para mim um taça de abacaxi pronto a comer. Hum, tão booooom! E nós transmitimos os cumprimentos e saudades de tanta gente amiga e de família.
Rodámos pelo caótico transito de Luanda actualizando-nos mutuamente com notícias dos dois continentes, enquanto nos dirigimos à casa das irmãs Guadalupanas. Aí tomámos o lanche da manhã, deixámos cartas e recolhemos uma mala que já tinha seguido para Angola uns dias antes.
Depois rumámos ao Sumbe sempre em ambiente de conversa e muito boa disposição. A meio do caminho parámos para comer a “bucha” e tirar esta fotografia.
Chegámos ao Sumbe quase ao pôr do sol. Fomos visitar o Sr. Bispo e depois rumámos a casa, onde nos esperavam o Mário e a Maria. Depois abrimos as bagagens e distribuímos os “mimos” que trouxemos.
Amanhã de manhã rumaremos à Donga que fica a 130 km. daqui. Se Deus quiser, regressaremos no domingo à noite.
Por agora é tudo. Cumprimentos e abraços para todos vós. Estamos juntos na oração e na missão.

P. Vítor Mira

4 comentários:

Dina Lourenço disse...

olá amigos! Que bom voltar a sentir este "calor" missionário, e melhor ainda refrescar-se com abacaxi ou pipocas... grandes entradas! Ah!Parabéns Inês,porque é sempre bom ir com alguêm que carregue a tua bagagem,e para mais o abacaxi dá mais energia que as pipocas,força P. Vitor. Grande abraço ao P.David,ao Amândio e á Teresa pelo lindo sorriso que nos enviam, é bom sentir essa linda dedicação de Amor Gratuito. Boa Sorte! Com a ajuda de DEUS,também estou junta na oração e nesta missão.
Beijocas a todos da Dinita.

susana marques disse...

Olá,
concordo contigo Dina! é muito bom receber tão boas notícias e tão depressa.
Faço votos que mantenham esta alegria e esta dedicação.
bjs a todos e sim estamos juntos!

Natália Lourenço disse...

Grande SURPRESA!
Que bom ver estes nossos irmãos a brilhar entre os raios do sol...! Ainda bem que por aí dá para dar noticias sentimos o coração mais aconchegado, mas se calhar é só até o computador ter bateria...!? Desejo que a vossa missão seja cada vez mais gratificante um abraço a toda a comunidade que tiverem a oportunidade de visitar. Ainda bem que a equipa é bastante animada e acima de tudo UNIDA. Bem haja, Inês e P.Vitor e a todos os que esperavam por vós, à equipa que se empenhou em lavar o "Cavalinho Branco" para esta recepção tão calorosa. Deus vos abençoe nesta nova etapa, a nossa missão é trazer-vos todos os dias guardadinhos no nosso coração e pedir por vós nas nossas Orações. Beijinhos Natália (Talita).

Tio Serra disse...

AMOR GRATUITO A DEUS E Á MISSÃO!
Bom dia amigos, a nossa Missão é feliz, porque é composta por pessoas felizes, que sabem partilhar os talentos que receberam de DEUS, e coloca-los ao serviço da comunidade e do Evangelho.
Que Santa Terezinha nos envolva com o Seu Manto de AMOR pelas Missões, como tem envolvido os nossos Missionários, que na Linha de Frente, Proclamam a Palavra de DEUS, e poem em acção na CARIDADE e AMOR aos irmãos.

Estamos juntos na Oração e no Amor que nos une aos Irmãos.

Um grande abraço em NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.
Tio Serra