domingo, 2 de janeiro de 2011

NATAL 2010

A Paróquia de Urqueira viveu as festas Natalícias de uma maneira muito intensa e alegre.
Tudo começou no último domingo do Advento, com a festa de Natal da Catequese. Nela participaram as crianças e adolescentes dos dois centros de catequese da Paróquia, seus catequistas e familiares.
Na noite de 24 para 25 celebramos festivamente o nascimento do Deus-Menino com a "missa do galo", na Igreja Paroquial, brilhantemente animada pelo grupo de jovens da Paróquia, que cantaram e tocaram. Também os adolescentes animaram a celebração com o presépio vivo.Foi uma celebração muito participada e verdadeiramente festiva.
A festa continuou no dia 26, dia da Sagrada Família, com uma celebração especialmente destinada às famílias, e na qual tiveram lugar de destaque os casais que celebraram os 25, 50 e 60 anos de matrimónio, e ainda um jovem casal que celebrou o seu matrimónio em 2010.
As festas terminaram no domingo da Epifania (2 de Janeiro), com a celebração na Igreja Paroquial, mais uma vez animada pelo grupo de jovens, e com a participação activa das crianças e adolescentes dos dois centros de catequese, que fizeram o ofertório solene dos seus mealheiros, os quais continham o produto das suas renúncias do Advento. O montante oferecido destina-se à missão que a Diocese de Leiria-Fátima mantém no Gungo, Angola. É uma maneira de partilharmos com os nossos irmãos do Gungo, de nos sentirmos também unidos a eles, pois, em Jesus, também eles são nossos irmãos.
Uma palavra de agradecimento, parabéns e ânimo aos jovens "caminhantes". Graças a Deus há jovens na nossa Paróquia e jovens com vontade de caminhar! Que Deus os ajude e a comunidade não lhes falte!
Uma palavra de estímulo e gratidão aos nossos Padres, que tão bem souberam organizar, dinamizar e conduzir as celebrações.
Não quero esquecer a jovem missionária Bernardete, que ajudou o grupo de jovens nos ensaios, e cantou com eles. Bem-haja e que Deus a recompense pelo "calor" que trouxe à nossa comunidade.
E por último quero agradecer a Deus pelas Graças que nos vai dando, como diz S. Paulo, "...do alto dos Céus nos abençoou com toda a espécie de bençãos espirituais em Cristo"
Desejo a todos um Feliz ano de 2011.

3 comentários:

P. Vítor Mira disse...

Bom dia.
Obrigado Lucinda por esta partilha.
Damos graças a Deus pelas coisas belas que vai fazendo através de todos nós quando nos disponiblizamos à partilha e fazer render os dons que nos deu.
Agradeço também a todas as pessoas que vão dando os seus contributos neste blogue. Esse era o objectivo quando foi criado.
Feliz ano 2011 para todos.
Um abraço.

P. Vítor Mira

susana marques disse...

Bom dia,
de facto este Natal foi vivido de forma diferente, muito mais festivo e alegre. Deve-se em grande parte a alegria e entusiasmo dos jovens e também das crianças e adolescentes da catequese.
Um ano cheio de coragem e força para todos!
Susana

Natália Lourenço disse...

Bom dia,
Obrigada amiga Lucinda tens sido um membro incansável nesta comunidade, agradeço o dom que tem em partilhar tudo o que se vive nesta Paróquia.
Jovens Obrigada, crianças e Adolescentes da Catequese, Casais que ajudaram na celebração da Sagrada Família, Obrigado do fundo do meu coração e alguma coisa que correu menos bem nos possa servir para a próxima ainda ser melhor...
Continuamos a participar e a ajudar estes nossos Padres que também têm dado muito de si. Que Deus nos ilumine neste ano 2011 para que possamos continuar esta caminhada sorridentes e Felizes.
Um ano de 2011 cheio de muito AMOR.