segunda-feira, 4 de julho de 2011

DIA DO IDOSO E DOENTE EM URQUEIRA

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, também este ano a nossa Paróquia dedicou um dia aos seus membros mais velhos e doentes.
Foi a 16ª vez que a Conferência de S. Vicente de Paulo proporcionou um dia diferente a estes membros da comunidade que, por razões de saúde, não participam activamente na vida da mesma.
O dia começou pelas nove horas da manhã com o início dos preparativos para a festa. Pelas 15 horas começaram a chegar os primeiros convidados, transportados pelos Vicentinos (a maioria), e às 16 horas teve início a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pároco, Sr. P. Vítor, e animada pelo grupo de jovens da Paróquia. Durante a Celebração, em momento próprio, foi administrado, aos que o desejaram, o Sacramento da Unção dos doentes.
Após a Celebração da Eucaristia foi oferecida uma pagela a todos os presentes com a oração da CONFIANÇA, um gesto que significa, por um lado, o apreço que a comunidade paroquial tem pelos seus membros mais frágeis, por outro, e como frisou o Sr. P. Vítor na homilia, lembrar que, mesmo frágeis, são muito importantes na nossa comunidade.
Seguiu-se o jantar-convívio, preparado e oferecido pelos Vicentinos.
Este dia foi diferente dos anteriores por ter contado com a participação activa do grupo de jovens da Paróquia, também eles muito importantes na nossa comunidade. E foi uma maneira de "dizer" que todos têm lugar na comunidade, todos são importantes. É com a colaboração de todos que se "faz" a comunidade.

3 comentários:

Natália Lourenço disse...

Vicentinos, um bem haja a esta equipa, pois apesar das grandes dificuldades não deixaram de ser atenciosos com os que mais precisam de nós.
Um beijinho. Talita

P. Vítor Mira disse...

Também eu felicito a comunidade, e particularmente os Vicentinos, por esta iniciativa. E, claro, a presença dos jovens deu aquele toque de complementaridade tão importante.
Esta iniciativa é um sinal da vitalidade da comunidade e que palavras como Caridade, Solidariedade, Disponibilidade, Serviço estão cheias de conteúdo.
Parabéns pela iniciativa e que se repita sempre.

P. Vítor Mira

Unknown disse...

Olá,
desejo que continuem sempre com essa vontade de apoio aos mais idosos e desamparados. Hoje em dia os mais velhos e doentes muitas vezes são esquecidos, mas ainda bem que existem grupos como este que se dedicam à Caridade. :)

Rita