sábado, 17 de novembro de 2012

CRISMA

A Igreja Paroquial de Urqueira foi pequena para acolher os trinta e três jovens das duas Paróquias , padrinhos, amigos, familiares e membros das comunidades que quiseram estar presentes na celebração em que estes  jovens receberam o Sacramento da Confirmação ou Crisma, e à qual presidiu o Bispo da nossa Diocese, D. António Marto.
Foi no dia 4 de Novembro, data memorável, pois, após dez anos de catequese e alguns meses de preparação intensiva, estes jovens terminaram a fase da "iniciação cristã", com a celebração dos três Sacramentos considerados "de iniciação": o Baptismo, a Confirmação e a Eucaristia. A partir deste momento são chamados a uma participação mais activa na vida das suas comunidades, participação esta absolutamente necessária, (as comunidades precisam do seu testemunho cristão para crescer e se fortalecer) e também assumida por eles nos compromissos que explicitaram no retiro preparatório.
Com a celebração do Crisma não termina a caminhada cristã: pode dizer-se que é agora que ela começa, pois o nosso caminho para Deus só termina quando estivermos com Ele face a face!
Aqui ficam alguns testemunhos de jovens crismados:
Aceitei a fazer o crisma porque este é o sacramento que fortalece o batismo com o dom do Espírito Santo. A minha motivação para receber o crisma foi por, no futuro, poder ser madrinha e assim ter uma maior responsabilidade com o Espírito Santo na minha vida cristã."

Ana Pereira



“Eu fiz o crisma para confirmar os votos que já tinha feito no meu batismo”

Vanessa Ribeiro  



Receber o sacramento do Crisma começa por ser a confirmação da minha consciência na fé católica, que vai amadurecendo ao longo da minha caminhada. Se no batismo recebi o Espirito Santo, reconhecendo a vontade de Deus no meu percurso de vida, o Crisma representa para mim a confirmação de um compromisso pessoal com Cristo e com toda a comunidade cristã.

Oceane Valente



1 comentário:

Rita disse...

Olá,
lá se passou mais uma visita do Sr. Bispo às nossas paróquias. Muito obrigada pela partilha escrita assim como o testemunho das duas crismandas :)
Boa semana!

Rita