sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Foi no dia 13 Novembro 2012 que faleceu o Pe. Virgílio da Silva com 79 anos de idade e 54 anos de sacerdócio, era natural do Souto da Carpalhosa e onde foi sepultado no dia 14 Novembro .
De 1991 a 2009 foi pároco na nossa freguesia durante 18 anos e por motivos de saúde e com muita tristeza pediu ao Sr. Bispo para se ausentar das funções como pároco.
O Sr. Bispo contou-nos e recorda o momento que o viu tão entristecido pelo tal pedido, então propôs -lhe um novo serviço com menos encargos sendo Vigário nas paróquias de Bajouca e Carnide, de tal modo que aceitou o convite e os seus olhos brilharam de alegria por poder continuar a servir a Deus.
Nestes últimos 2 anos esteve ao serviço nestas paróquias, mas a sua doença começou a agravar-se de dia para dia e depois de vários internamentos no hospital decidiram levá-lo para a casa do Clero em Fátima, onde permaneceu durante três meses e terminou a sua “vida terrena”.
Na Missa de corpo presente, o sr Bispo D. António Marto na homilia transmitiu uma conversa que falou com ele na ultima visita que lhe fez, disse-lhe:
Estamos no ano da Fé, ano de entrega com confiança e esperança.
Do mesmo modo como Nª Senhora perguntou aos pastorinhos;
 -  “Quereis oferecer-vos a DEUS?”...   Ele respondeu :
 -“também eu me entrego a Deus e nas mãos de Maria, nossa Mãe” !
 …… e assim a 13 Novembro 2012 deu por terminada a sua Missão na terra.

  Uma palavra de esperança e um olhar de Amor em Cristo,
  “Descanse em Paz, e que o Senhor o leve para o Céu!

2 comentários:

Dina Lourenço disse...

Para mim será sempre recordado com muito carinho, um amigo que fez parte na minha vida Cristã,desde de Jovem catequista até me casar... e tb recordo a visita que lhe fiz a 6 de Outubro 2012, na casa do clero já se encontrava sem forças p/ abrir seus olhos mas senti que me reconheceu pois sua mão apertou meus dedos... e nos meus olhos rolam lágrimas de tristeza ao vê-lo assim tão frágil ...na despedida ele conseguiu abrir por momentos os seus olhos e disse muito baixinho soletrando dos lábios um OBRIGADO! e voltou a fechar os olhos.
Que descanse em Paz!

Natália Lourenço disse...

... Um Homem que Deus colocou na minha vida... Só tenho a agradecer, por conhecer uma pessoa assim, alegre, amigo, concelheiro e sempre preocupado... só me arrependo de uma coisa .... não o ter levado a minha casa que tanto gostaria de ver terminada. Mas acredito que do alto dos Céus estará sorrindo porque concretizei um sonho... Não me despeço porque sei que um dia nos encontraremos novamente... Eterna Saudade, amigo.