segunda-feira, 4 de outubro de 2010

DIA DA DIOCESE

Foi ontem, dia 3 de Outubro, que celebramos o "DIA DA DIOCESE"
Iniciamos logo de manhã, no Colégio da Cruz da Areia, com o Encontro Diocesano de catequista, no qual participaram alguns catequistas das nossas Paróquias.
A iniciar o encontro rezamos, juntamente com o Sr. Bispo, que nos deixou algumas palavras de estímulo e pistas de reflexão:
. A vocação do catequista é uma vocação de Amor e ao serviço do Amor.
. Antes da organização, das técnicas pedagógicas... está a vivência interior, o testemunho, as atitudes... o catequista tem que ser um enamorado de Cristo! Tem que ser alguém que se deixou fascinar por este mistério de Amor. Na catequese, na relação com os que lhe são confiados, tem que fomentar e desenvolver a aprendizagem do Amor: doação, partilha e serviço aos outros. O grupo de catequistas tem que testemunhar este Amor, ser testemunhas de uma relação fraterna que deve existir dentro do grupo de catequistas
. Fazer bem o bem que se faz: Formação, preparação especializada, formação espiritual e pedagógica.
Só é possível testemunhar o Amor vivendo-O.

Depois da Oração seguiram-se os trabalhos de grupo em que procuramos, nos nossos catecismos,
quais as catequeses em que poderíamos pôr em prática o exercício da Caridade e que actividades poderíamos realizar com os catequisandos.
Foi um trabalho muito interessante e proveitoso.
O encontro terminou com o plenário, onde cada grupo partilhou as conclusões a que chegou.

Durante a tarde, no Seminário Diocesano, decorreu a ASSEMBLEIA DIOCESANA, presidida pelo Sr. Bispo.
Na primeira parte fez-se a retrospectiva dos trabalhos realizados no passado ano pastoral. Na segundo o Sr. Bispo fez a apresentação da sua carta Pastoral "Chamados à Caridade" e deu-nos importantes orientações de como pôr em prática aquilo que a carta pede.
O dia terminou com a celebração da Eucaristia presidida pelo Sr. Bispo, na Igreja do Seminário, e que teve com ponto alto a cerimónia de envio de um missionário da nossa Diocese que parte para a missão do Gungo. Foi uma celebração muito bonita e muito emocionante.
Em resumo: foi um dia em cheio, que serviu para nos animar e encorajar para sermos testemunhas do Amor durante todo este ano pastoral que agora começa.

1 comentário:

susana marques disse...

Boa tarde,
estive apenas na apresentação da carta. Tem propostas muito concretas relativamente à caridade, e na nossa paróquia (Urqueira) acho que é realmente tempo de arregaçar as mangas e por mãos à obra.
Susana