quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Dia Mundial do Doente





O dia 11 de Fevereiro de 2013 foi especial para a paróquia de Casal dos Bernardos. Pela primeira vez unimo-nos a toda a Igreja na celebração do Dia Mundial do Doente.
A preparação deste dia começou muito antes de Fevereiro com todo o planeamento, seguido de convites às pessoas e organização de todo o evento. Mas no dia 11, lá estávamos todos – cerca de 140 pessoas no total.
 A Eucaristia foi celebrada pelas 11h00, tendo sido direccionada para as pessoas presentes, com palavras de compreensão pelas suas dores e incentivo a seguirem o exemplo de Cristo, que mesmo sem cometer nenhum mal sofreu até à morte na Cruz.
De seguida, dirigimo-nos todos ao salão paroquial onde nos esperava um delicioso almoço. Foi um almoço com muito boa disposição, muitos sorrisos, muitos reencontros.
O Grupo Etnográfico de Casal dos Bernardos presenteou-nos com as suas cantigas e com modas bem ensaiadas pelos mais pequenos.
Para que tudo fosse possível, valeu o voluntariado de muitas pessoas da paróquia que deram o seu tempo, o seu trabalho, os seus carros e os seus produtos para que tudo corresse pelo melhor.
O transporte para a Igreja foi feito pela carrinha do Centro Social de Casal dos Bernardos e por muitos particulares que com os seus próprios carros transportaram as pessoas. Também o Centro Social da Ribeira do Fárrio trouxe alguns bernardenses que se encontram naquela instituição.
Várias pessoas ofereceram galinhas e outros produtos para a confecção da canja e das sobremesas. A Junta de Freguesia ofereceu o segundo prato que foi confeccionado também por voluntários.
O grupo da LIAM e o Grupo Sócio Caritativo da paróquia estiveram envolvidos desde o primeiro momento e sem o seu trabalho nada tinha sido possível - no entanto, como foi dito naquele dia, se as pessoas não tivessem participado, não tivessem feito o esforço de deixarem o conforto das suas casas para estarem presentes, este dia não teria acontecido.

O dia foi de alegria, partilha e paz, muito positivo!
O reencontro de quem não se via há anos, a presença de algumas pessoas que raramente saem de casa, os sorrisos, a cumplicidade de fazer e viver o bem, tudo isso deixou marcas bem positivas num dia que mesmo cinzento e com alguma chuva, não foi em vão!
Valeu muito a pena viver estes momentos de comunhão – comunhão com o sofrimento do outro, sabendo que partilhando e alegrando-nos no sorriso de quem nos ajuda,  é mais fácil ultrapassar as nossas dores.

Céline Marques

1 comentário:

Lucinda disse...

Parabéns pela iniciativa!
É bom que os mais velhos e doentes sintam que ainda são importantes para a sua comunidade!