sexta-feira, 10 de junho de 2011

Peregrinação das Crianças a Fátima!

Descobrir como fazer da oração um Tesouro!
Todas as crianças foram convidadas a realizar a descoberta de um tesouro e os resultados foram guardados simbolicamente na caixinha do "Tesouro do coração" que foi elaborada pelas próprias crianças, pais e catequistas. Essa caixinha foi levada à Peregrinaçaõ das crianças em Fátima e entregue no momento próprio. Ao iniciar nossa Peregrinação duas catequistas iniciaram uma celebração a caminho de Fátima, falava das Aparições do Anjo , rezamos a oração : «Meu Deus, eu creio, Adoro, Espero e Amo-vos. Peço-vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos-amam.»... e eis a descoberta do tesouro no nosso coração. Ao chegarmos ao Santuário de Fátima fomos formando um Arco-Íris com bonés e camisolas coloridas eram milhares de crianças de todo o Portugal aproximavam-se do Altar, havia muita alegria. Pelas 11h a Missa, começou com a saudação de D.António Francisco, Bispo da diocese de Aveiro e que celebrou esta Eucaristia. Foram entregues 4 chaves do tesouro cada uma tinha uma palavra (Creio, Adoro, Espero e Amo-Vos.) ... chaves estas que abrem o nosso tesouro.

Alinhar ao centro


Na Homilia o Bispo D. Ant. Francisco falou da importância de rezar e das Aparições do Anjo de Portugal aos Pastorinhos. Relembrou o que ouvimos na 1º leitura: -Que Moisés gostava de falar com Deus e de falar Dele; já na 2º leitura falava do nascimento de Jesus, quando os Magos se Prostraram diante de Jesus, isto é , ajoelharam-se p/ o adorar.
São estes pequenos gestos que tem o verdadeiro sentido de rezarmos e Adorar a Deus.
Quase a terminar, foi entregue uma pagela colorida a cada criança com as três Aparições do Anjo aos Pastorinhos.

No final tivemos a Bênção do Nosso Bispo D. Ant. Marto, que agradeceu de um modo especial a todas as crianças ali presentes dizendo: - "Vós sois um ESPECTÁCULO!" Sois o Tesouro do Coração, do Mundo e da Humanidade... ! e a mensagem que deverá permanecer no nosso coração é : - Pai, Filho e Espírito Santo eu Vos Adoro! .
De seguida fomos ao almoço, e pelas 15h fomos p/ Igreja da Santíssima Trindade e na despedida todos disseram em voz alta:



O Meu Tesouro ÉS TU SENHOR!.

Convivio á hora do Almoço!

5 comentários:

Lucinda disse...

Foi mesmo "um espectáculo"! E os nossos meninos portaram-se tão bem, quer na Eucaristia, quer no almoço, na Igreja de Santíssima Trindade, no autocarro...
Foi um prazer fazer esta peregrinação com eles!
Agora não nos podemos esquecer de rezar todos os dias as orações que o Anjo de Portugal ensinou!
Um beijinho para todos!
Lucinda

Unknown disse...

Também gostei muito de ter ido!
Os meninos do Casal também se portaram muito bem. Para muitos, foi a primeira vez que foram,e, pelo que me disseram, gostaram muito de lá ter estado.
Foi muito bonita a Eucaristia e a interacção que tiveram com as crianças.

beijinhos*
Rita

susana marques disse...

Também acho que foi um espetáculo, espero repetir para o próximo ano. É muito bom poder proporcionar às crianças a oportunidade de ir em peregrinação porque é também uma forma diferente de conviver.
Beijinhos!

Natália Lourenço disse...

Olá, amigos!
Foi um dia muito especial, comovente e acima de tudo muito emotivo.
As crianças adoraram, os seus Tesouros entregaram com muita alegria à entrada, as crianças estavam felizes em entregar o seu Tesouro que fizeram em casa com os pais com muito carinho e criatividade, foi lindo.
Obrigado por mais um dia maravilhoso e para o ano voltaremos.

Sandra disse...

Também eu e a Lara gostamos muito. Para o ano lá estaremos novamente se Deus quizer!
Estes momentos fazem-nos muito bem!